quarta-feira, 15 de julho de 2009

Galileu e a Astronomia

Você já ouviu falar de Galileu Galilei? Além de ter esse nome curioso ele foi muito importante para a história da ciência. Ele nasceu há muito tempo, na Itália, no ano de 1564. Galileu era um estudioso! Era físico, matemático e astrônomo (três ciências que estão muito ligadas não é mesmo?). O pai de Galileu queria que ele fosse médico. Ele até começou o curso, mas como não gostava de estudar medicina seu desempenho era terrível! Ele preferia passar suas horas fazendo experimentos de física. A física, na época, era considerada uma ciência de sonhadores.

Muitos naquela época achavam que a Terra era parada e que o sol girava em torno dela. Um pensamento lógico que veio de Aristóteles um filósofo grego muito famoso que viveu no século 4 antes de cristo! Era lógico pensar que o sol girava em torno da Terra, afinal de manhã ele estava de um lado do horizonte, ao meio dia estava sobre nossas cabeças e ao entardecer ele desaparecia pelo outro lado do horizonte! Essa teoria se manteve por muito tempo!

Nicolau Copérnico, um cientista polonês não conseguiu aceitar a teoria porque as suposições feitas antigamente não batiam com seus cálculos. Assim fez uma nova teoria que dizia que a Terra não era o centro do nosso sistema! Que na verdade era a Terra que dava voltas em torno do Sol, além de dar voltas em torno do próprio eixo. Esse modelo ficou conhecido como "Heliocentrismo" (hélio = sol em grego).
Ao lado temos uma figura que representa Copérnico trabalhando em seu modelo heliocêntrico.

A teoria de Copérnico não nenhum pouco bem aceita. Ele foi mal visto por todos na época. Sua teoria feriu muito o ego de algumas autoridades. Como poderiam aceitar facilmente que nós não éramos mais o centro do universo? A Igreja não gostou nada desta história! Copérnico não teve o devido crédito e ainda foi condenado à inquisição onde teve que negar tudo o que havia dito para poder ficar livre. . Mais para frente, foi Galileu que entendeu que para que a teoria heliocêntrica, que ele acreditava e queria defender com "unhas e dentes", fosse aceita como verdade, ele precisaria provar por meio de experimentos o movimento da Terra.

Vamos seguir alguns argumentos contrários à essa teoria heliocêntrica?

Prova de que a Terra não gira:

Se jogarmos uma maça do alto de uma torre, a maça nunca cairia no pé da torre se a Terra girasse, porque até a maça chegar no chão a Terra já teria se deslocado!

Explicando a verdade:
Na verdade a maçã cai no pé da arvore porque a maçã também estava em movimento! Então ela não pode cair em local diferente!

Não entendeu né? Vamos explicar algo importante chamado "referencial".

Observe os dois bonequinhos da figura:
O boneco 1 está jogando uma bola dentro de um trem. Para ele que está dentro do trem, o caminho que a bola faz até o chão é que está em verde. Para o boneco 2, que está na estação, a bola faz um trajeto diferente, pois o trem está em movimento e ele não. Assim a bola faz a trajetória em vermelho para o boneco 2. Viu como a trajetória que a bola faz muda de acordo com a posição de quem olha para esta bola? A posição de quem olha para a bola é chamada de "referencial".
Então sempre que te perguntarem que trajetória um objeto faz em um movimento qualquer, você pode dar uma esnobada respondendo: "Depende do referencial". :)

Mas vamos entender o negócio da maçã la em cima?

Vamos imaginar que planeta Terra é o trem que está em movimento na figura acima. E a bolinha é a maçã!
Nós também estamos no planeta Terra(trem) concorda? Sendo assim nós sempre veremos a maça fazer a trajetória em verde. Legal né?

Logicamente existiam outros argumentos mas vamos voltar a nossa história!

Mais tarde Galileu conseguiu adquirir uma luneta e conseguiu fazer importantes descobertas! Foi a primeira vez que um instrumento óptico foi usado para observar o céu. Sua primeira descoberta foi que o planeta Júpiter apresentava corpos celestes girando em torno de si!
Essa primeira observação ficou tão famosa que este ano, 2009, comemoramos o ano internacional da astronomia, um ano que comemora esta primeira observação, como o início da astronomia de fato. Se quiser saber mais sobre o Ano Internacional da Astronomia clique aqui.
Se quiser saber um pouco mais sobre esta história basta deixar um comentário!

Até :)

2 comentários:

Prof. Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Rafael disse...

Muito bom trabalho este seu...
Continue todos precisamos de esforços como o seu...

Estamos neste instante a uma velocidade de 11 mil km/s, seguindo assim, em volta do sol, juntamente com a terra.
Todos os movimentos que ocorrem na terra são observados por nós, como se esta velocidade não existisse, pois relativamente estamos com a mesma velocidade que a terra em volta do sol.

Achei muito interessante pensar nestes termos, ao considerar os conceitos da Física Quântico hoje e o que é notado.
Ao escutarmos que relativamente ao observador coisas acontece no mundo quântico, como se as partículas estivessem obedecendo quem as observa...

Já pensou sobre isto?